quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PROJETO VIDA LONGA

Desde junho de 2008, o Projeto Vida Longa conta com a participação da nutricionista Vania Haraki Gewinski. Esta profissional vêm agregar informações à respeito da importância da adoção de práticas alimentares saudáveis a fim de obter uma melhor qualidade de vida.
A alimentação é de suma importância a fim de obter um melhor controle glicêmico para as pessoas que contêm diabetes mellitus e também no controle da pressão arterial. A prática de uma alimentação saudável, faz com que as pessoas diabéticas e hipertensas convivam com a doença de uma forma mais amena com diminuição dos riscos associados à estas patologias.
As aulas acontecem toda terça – feira de manhã (7:30 – 11:30) e na quinta – feira na parte da manhã e da tarde (13:30 – 16:30) no Centro Social Maria Missionária.
No primeiro contato com os beneficiados do Projeto foi realizado uma anamnese alimentar a fim de conhecer toda a história alimentar do grupo no que diz respeito ao tipo de alimento consumido, horário das refeições, quantidade de alimentos ingeridos, intolerância alimentar entre outras informações.
Após este contato, foram realizadas aulas teóricas a respeito da Importância de uma Alimentação Saudável, Grupos Alimentares, Pirâmide Alimentar, Higiene Pessoal, Higiene dos Utensílios, Higiene dos Alimentos, Higiene do Ambiente, Técnicas Culinárias a fim de Preservar o Valor Vitamínico dos Alimentos, Recomendações para a Adoção de Hábitos Saudáveis, Características de uma Alimentação para Pessoa que tem Diabetes e Hipertensão Arterial, Montagem de Cardápio para Diabéticos e Hipertensos.
Durante as aulas práticas na Cozinha Experimental são realizadas receitas a fim de melhorar a qualidade alimentar da população no que diz respeito: ao Controle do Diabetes e Hipertensão Arterial, Diminuição do Colesterol e Triglicerídeos, Diminuição de Gordura na Alimentação (Receitas Lights), Controle do Funcionamento Intestinal, Reaproveitamento de Alimentos, Receitas de Baixo Custo entre outras.
O Projeto têm beneficiado em média 100 pessoas. Estas pessoas vêm aprendendo a se reeducarem, e a se conscientizar que a alimentação não precisa ser cara, mas sim, nutritiva e saborosa.
Desde o início do Projeto com o auxílio da prática de Atividade Física, os participantes vêm diminuindo o peso e tendo um maior controle glicêmico e da pressão arterial, resultado este, que vêm interferindo diretamente em uma longevidade maior com qualidade de vida.
Informe-se a respeito deste projeto, venha fazer parte deste grupo.

VANIA HARAKI GEWINSKI
NUTRICIONISTA

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

vamos atualizar essa matéria. Parabéns pelo trabalho. é muuiito bommmmm!!!!!

2 de setembro de 2009 às 16:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Adicionar aos Favoritos