sábado, 30 de agosto de 2008

GUIA PRÁTICO PARA ESCOLHA DE ALIMENTOS

Os alimentos da Pirâmide estão distribuídos em 6 grupos alimentares, sendo:
Grupo dos Cereais, Farinhas, Pães, Tubérculos e Massas: estes alimentos possuem maior quantidade de carboidratos complexos, e atuam em nosso organismo fornecendo energia.
Grupo das Verduras e Legumes: são fontes de vitaminas e minerais, responsáveis pelo equilíbrio funcional do organismo. São alimentos ricos em fibras, que têm importância no funcionamento do aparelho digestório.
Grupo das Frutas: possuem alto teor de minerais, vitaminas e fibras. Difere do grupo anterior pelas quantidades e formas de consumo.
Grupo do Leite e Laticínios: estes alimentos têm como principal nutriente a proteína, e são ainda excelentes fontes de cálcio.
Grupo das Carnes e Ovos: fornece proteínas de alto valor biológico. As carnes são as principais fontes de ferro, mineral importante para prevenir a anemia. Neste grupo existe a possibilidade de se substituir uma das porções por leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico...), também ricas em proteínas e ferro, porém com um menor índice de aproveitamento pelo organismo.
Grupo dos Açúcares, Guloseimas e Grupo das Gorduras, Óleos: os açúcares e guloseimas são fontes de carboidratos simples, já os grupos das gorduras e óleos são fontes de energia através dos lipídeos.


OBSERVAÇÕES:


1. Tanto os alimentos do grupo dos açúcares e guloseimas como os do grupo de óleos e gorduras, devem ser consumidos com moderação, pois estão naturalmente presentes ou adicionados em todos os grupos.
2. Os alimentos de um grupo NÃO podem ser substituídos pelos de outros grupos. Todos os alimentos são importantes e todos são necessários.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Adicionar aos Favoritos